Capela do Morumbi e Casa da Fazenda.
A Casa da Fazenda do Morumbi juntamente com a Capela do Morumbi são alguns dos imóveis mais antigos da cidade de São Paulo. A Casa e a Capela do Morumbi, partes da antiga Fazenda do Morumbi, um latifúndio do século XIX que deu origem ao nome do bairro do Morumbi, foram tombadas no ano de 2005 pelo CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo). Com paredes de taipa, compreende um terreno de cerca de oito mil metros quadrados, que é administrado pela iniciativa privada desde 2013.
Capela do Morumbi. Foto:https://pt.wikipedia.org/wiki/Capela_do_Morumbi Casa da Fazenda. Foto:https://pt.wikipedia.org/wiki/Casa_da_Fazenda_do_MorumbiCasa de Vidro Lina Bo Bardi.
A magnitude da Casa de Vidro é hipnotizante, fundado em 1990 com objetivo de promover a cultura e as artes brasileiras no Brasil e no exterior especialmente para os amantes da arquitetura. O projeto, de autoria de Lina Bo Bardi, é considerado um dos ícones da arquitetura modernista no Brasil. A casa foi, durante muitos anos, o lar da arquiteta e de seu marido, Pietro Maria Bardi. A mata fechada que rodeia o lugar quase faz os visitantes esquecerem que estão na maior cidade do Brasil. O local escolhido para a construção, no bairro do Morumbi, é um loteamento da antiga Fazenda de Chá Muller Carioba.
A área, totalmente reflorestada pela arquiteta, é extremamente bem preservada. Após a morte de Lina Bo Bardi, também autora do projeto arquitetônico do MASP, a casa foi transformada em uma fundação para preservar a sua obra, assim como para promover e divulgar a arquitetura, o design, o urbanismo e a arte popular brasileira.
Casa de Vidro. Fotos:https://guia.melhoresdestinos.com.br/instituto-lina-bo-e-p-m-bardi-173-4440-l.html e https://www.archdaily.com.br/br/01-12802/classicos-da-arquitetura-casa-de-vidro-lina-bo-bardiPalácio dos Bandeirantes.
O Palácio dos Bandeirantes é o edifício-sede do Governo do Estado de São Paulo e residência oficial do governador. Localizado no Morumbi, na cidade de São Paulo, o palácio também abriga as Casas Civil e Militar, algumas secretarias de estado e um amplo acervo histórico e artístico aberto à visitação pública.
Idealizado pelo arquiteto italiano Marcello Piacentini no ano de 1954, o projeto apresentava uma ampla fachada, com linhas abstratas e muros lisos e sob a direção de Francisco da Nova Monteiro, o projeto teve inicio no ano de 1993. O principal objetivo do prédio era abrigar a Universidade Conde Francisco Matarazzo, porém, devido a problemas financeiros, suas obras foram paralisadas.
Sob o governo de Abreu Sodré o local se tornou um centro cultural em 1970, com a iniciativa de reunir um acervo de móveis, quadros e objetos.
Fundação Maria Luisa e Oscar Americano.
Fundação Maria Luisa e Oscar Americano é um salão localizado na antiga residência de um casal que o cedeu para a cidade de São Paulo como um lugar, ao mesmo tempo de lazer e cultura devido à presença de uma extensa mata (75.000 m² de área) que pode ser comparada a um parque e de uma vasta diversidade de obras sobre a história do Brasil que podem ser consultadas. A fundação fica na cidade de São Paulo no bairro do Morumbi Zona Oeste, especificamente na avenida Morumbi 4077, em frente ao Palácio dos Bandeirantes, Brasil. O museu que está na antiga casa de moradia do casal conta com um acervo de pinturas, tapeçarias prataria e também móveis.
Depois do falecimento de Maria Luísa Ferraz Americano de Caldes em 1972, seu marido Oscar Americano cedeu à cidade de São Paulo, a casa onde viveram durante duas décadas, além de um vasto parque e uma coleção de obras de arte. A Fundação foi fundada no mês de março de 1974.
Comentários
Postar um comentário