Entrevista: visitantes e moradores contam suas perspectivas sobre o Morumbi

Como e o que é o Morumbi aos olhos de cada indivíduo

  Os moderadores do blog entrevistaram o avô de um dos redatores por telefone, já que o mesmo apesar de não ser morador do bairro do Morumbi era São Paulino e frequentava o estádio á muitos anos...A entrevista durou pouco tempo, tendo mais um aspecto de conversa descontraída do que uma entrevista em si, mas foi muito interessante.
  

João Batista.


Gostaria de falar um pouco sobre você antes das perguntas?

  "Claro, meu nome é João Batista, tenho 59 anos, atualmente moro em Piracaia no interior de São Paulo, trabalho com design de projetos em uma empresa de arquitetura, sou casado á 27 anos, tenho 2 filhos já grandes, e acho que só... Ahh claro, e sou são paulino desde criança, já fui ao Morumbi inúmeras vezes."

 

Quando foi a primeira vez que você frequentou o Morumbi, e a última?

  "Essa é um pouco difícil...Lembro-me que uma das minhas primeiras memórias de lá foi de uma partida entre o São Paulo e a Portuguesa, lá pelos anos 70, meu pai que também era são paulino me levou para conhecer o estádio e lembro que fiquei apaixonado, aquela torcida imensa todo mundo com as camisas do time, lembro bem de a gente comer um espetinho de churrasco mas não muito mais pois não tínhamos dinheiro (risos)... O nosso goleiraço e capitão da época era o Waldir Peres, também tinha o Samuel na defesa, Pedro Rocha no meio que jogava muito, e aquele trio de ataque fo*# com Serginho Chulapa, Muricy e Zé Carlos, nossa aquilo sim era ataque, faz muito tempo que eu não vejo nosso São Paulo com um timaço desses, a última vez foi tipo lá por...(começou a comentar sobre o elenco e conversar sobre o time)...Mas essa é uma das lembranças mas antiga que eu tenho."

  "A última vez que eu fui faz um tempinho, inclusive foi com você (neto do entrevistado e redator), quando fomos assistir aquele jogo do São Paulo e Fluminense que deu empate por 1x1, aquele jogo foi horrível meu Deus, esse time do São Paulo era terrível, queria que você tivesse ido comigo ver alguns dos jogos que vi quando era menor, com aqueles times incríveis...Mas o importante foi a gente ter ido juntos e nos divertido, foi muito bom, temos que ir de novo algum dia (risos)."

 

E dentre todas suas idas, quais as melhores recordações que você tem de lá?

  "Ahhh foram tantas...As melhores foram com certeza as com meu pai, tenho saudades disso, mas também tenho ótimas lembranças de títulos que ganhamos, me lembro do São Paulo ganhando aquele Paulistão em cima do Corinthians por 3x1 em 98, com o Rogérião (Ceni) no gol, grande Raí nosso eterno 10, França e Denílson no ataque...Esse timaço inclusive ganhou campeonato brasileiro também, e eu assisti vários jogos deles lá no estádio, aquela época era uma loucura, a torcida ia sempre em peso e o pessoal torcia pra valer, gritavam e choravam, comemoravam demais, até brigas tinham muitas e essa era a única parte ruim."

  "Também me lembro muito bem daquele jogão contra o Atlético Paranaense na final da libertadores de 2005, demos um cace#* neles por 4x0 no Morumbi, lembro que o Amoroso e o Diego Tardelli fizeram gols, se não me engano também teve o Fabão, e o...(ele não se recordou, mas foi o jogador Luizão). Nossa aquele jogo foi maravilhoso, não ganhávamos um libertadores faziam 11 anos, o estádio estava absurdamente lotado, o jogo de ida tinha sido 1x1 então ninguém esperava uma partida tão fácil na volta, mas foi fo#* demais."

 

Apesar de você ter ido todos esses anos mais pelo estádio e o clube, o que você dizer sobre o bairro em si ? Recomendaria a visita dele para alguém?

  "Olha eu já fui algumas vezes lá também sem ser pelo São Paulo, já visitei alguns clientes bem bons de grana da época da Sadia (ex empresa onde João trabalhava) e posso dizer que lá é um bairro bastante luxuoso, pra poucos na verdade (risos), mas sendo sincero no geral não sei muito o que ele em de diferente não viu...Assim, é claro que ele é um bairro bastante bonito e bem organizado, tem uma baita infraestrutura, e sem ser nos dias de jogos do São Paulo que tem as barraquinhas de churrasco e tal, você não costuma ver muitos camelôs, flanelinhas e tal por lá...É um bairro que eu sem dúvidas moraria se tivesse condições (risos), apesar de não conhecer muito não, sei que é pra gente lá de cima."

 

O entrevistado não tinha muito tempo sobrando e precisava desligar, então por fim nós perguntamos o que ele achou da entrevista, e qual a sensação que ele tem/teve ao se lembrar de tudo que vivenciou naquele bairro ao longo dos anos.

  "Poxa juro que eu gostei bastante, se tivesse mais tempo hoje a gente continuaria até de noite, mas um dia vou aí te buscar e a gente toma uma breja falando mais disso (risos)...Mas foi muito legal mesmo, tem várias outras histórias sobre o São Paulo e o Morumbi, nossa, eu juro que lembro de quase todos os times desde os anos 80 até agora, mesmo eu tendo parado de acompanhar todos jogos á um tempinho ainda vejo bastante coisa sobre o São Paulo (começou a falar um pouco sobre o time atual, elenco, e reclamar sobre os jogadores atuais...)...Mas no geral é sempre bom relembrar o passado né, e eu vi muita coisa boa lá de verdade, muuuitas (ênfase no muitas) fases boas do São Paulo e você com certeza vai ver também viu, tem muito título pra gente ganhar ainda..."

 

E por fim, que nota você daria ao bairro e em especial ao estádio?

  "Pelo que eu conheço pro bairro eu não sei de verdade, por fora ele parece muito bonito mas o jardim do vizinho é sempre melhor né (risos), mas pro estádio eu daria 10, pode não ser o melhor estádio do Brasil hoje mas com certeza é um dos mais tradicionais, e me trouxe um montão de histórias boas, por mim eu iria lá com muita mais frequência de verdade!"

 

Após isso nós agradecemos o João e encerramos a entrevista.





Comentários